quinta-feira, 5 de julho de 2012

SETOR PRÉ-MATRIMÔNIO FOI O TEMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DA INAPAF

O curso foi realizado no Centro
Pastoral da Paróquia São Cristovão
Na 2ª etapa do curso intensivo da INAPAF realizada nos dias 23 e 24 de junho foi apresentado o setor pré matrimônio aos casais agentes de pastoral familiar da nossa diocese. A preparação para vida matrimonial é um gande desafio pessoal e familiar e nos dias de hoje é substimado. O curso teve como objetivo nos mostrar a importância da preparação para o matrimônio bem como os ambientes de influem  nesta preparação, as metodologias adequadas e nos alertou para a qualidade dos encontros de noivos.

Entre os principais desafios enfrentados na preparação podemos citar: a desmotivação das gerações adulta e nova bem como das lideranças, a ausência dos pais, o afastamento dos filhos do lar, o apelo e a exploração sexual, a antecipação do início da adolescência, a revolução na estrutura familiar e a desvalorização da paternidade, a cultura excluindo Deus, a evangelização deficiente, despreparo para os relacionamentos de qualidade, etc.

Agentes de Pastoral conhecem com
profundidade o Setor Pré-matrimônio
São muitas as justificativas para se fazer a preparação: a) o matrimônio cristão é aliança definitiva entre o homem e a mulher; b) carência de testemunhos positivos e de vivências de valores evangélicos nos lares; c) adolescentes e jovens sem projeto de vida; d) a familia como bem pessoal e social, vive dificuldades; e) a cultura moderna é adversa e gera desafios, etc.


Os ambientes para a preparação para a vida matrimonial são primordialmente:

a)Família:quase exclusiva até aos 8 anos.

b)Catequese: entre 8 e 15 anos.

c)Junto à Pastoral da Juventude: entre 15 e 22 anos.

d)Na escola: entre 8 e 20 anos.

e)Pelos Meios de Comunicação Social.

f)Em eventos específicos.

g)Pela cultura.

 

Foram expostos modelos de planejamento para a execução do trabalho pastoral e os conteúdos prioritários da preparação para vida matrimonial.
As duas próximas etapas do curso da INAPAF serão realizadas também na Paróquia São Cristovão em São José dos Pinhais nos dias 13 e 14/04 e 15 e 16/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário