Padre José Rafael Solano Duran, coordenador do Comitê da Bioética da CNBB Regional Sul II conduziu a noite de formação sobre Bioética no dia 28 de julho de 2012 na Paróquia Senhor Bom Jesus para os casais agentes de Pastoral Familiar da diocese de São José dos Pinhais e também para os fiéis da comunidade do Senhor Bom Jesus. Pe. Rafael abordou na primeira parte do encontro a Bioética e os direitos humanos e falou que quando nos referimos a vida, a ressaltamos em todos os seus aspectos, enfocando a totalidade da pessoa humana. Nesta ótica, a vida torna-se um bem inviolável, cujo papel da bioética é desenvolver meios para que este princípio seja vivido e respeitado. Ressaltou que o significado mais profundo no campo bioético consiste no reconhecimento da dignidade da pessoa, do momento de sua concepção até o de sua morte. Num primeiro "cochicho" fizemos uma partilha sobre que benefícios são trazidos para nós quando somos tratados e reconhecidos como pessoa humana.
Assim fomos refletindo sobre o conceito de uma bioética personalista que tem como fundamento o reconhecimento da pessoa humana em todas as suas dimensões, do reconhecimento da pessoa como unidade de corpo e espírito.
No final do encontro foi feita uma avaliação dos partipantes e um agradecimento ao Pe. Rafael pela sua disponibilidade em nos ajudar a entender as imensas perspectivas da bioética com seu conteúdo que é amplo e complexo.
Muito bom os textos. Assim a ficamos informados de tudo o que acontece.
ResponderExcluirParabens.
Sirlei