quarta-feira, 1 de maio de 2013

REALIZADA A 3ª ETAPA DO CURSO DO INAPAF

Eunides propõe um trabalho em grupo
aos agentes de pastoral familiar

Com o tema Pós-matrimônio, nos dias 13 e 14 de abril, na Paróquia São Cristóvão em São José dos Pinhais, o casal coordenador do INAPAF Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar, Bosco e Eunides prosseguiu o curso iniciado em 2012 na diocese de São José dos Pinhais Reconheceram no  início da  abordagem  que este setor ainda é pouco trabalhado nas paróquias e assim motivaram os participantes identificando a ampla população de trabalho alcançada neste setor.
Em seguida apresentaram a família como plano de Deus citando o nº 435 do Documento de Aparecida que diz “visto que a família é o valor mais querido por nossos povos, cremos que se deve assumir a preocupação por ela como um dos eixos transversais de toda ação evangelizadora da Igreja”. Muitas forças favoráveis e outras contrárias foram apresentadas. As articulações com forças de dentro e de fora da igreja são importantes para viabilizar o trabalho em conjunto com a pastoral familiar no setor pós-matrimônio.
Assim foram apresentadas diversas oportunidades de trabalho neste setor entre elas o acompanhamento dos casais recém-casados, encontros para casais com articulação junto aos movimentos familiares, encontro para as famílias, trabalhos articulados nos tempos fortes, formação de grupos de reflexão, visitas para inclusão de famílias afastadas, etc.

O tema Pós-matrimônio foi acompanhado
com interesse pelos participantes do curso.


É necessário planejar o trabalho no setor pós-matrimônio onde os objetivos principais são: fazer crescer famílias cristãs, resgatar famílias tendo como referência o plano de Deus, defender e valorizar a pessoa e a vida, etc. 28 casais estiveram presentes nesta formação organizada pela Comissão Diocesana de Pastoral Familiar.

A 4ª etapa do curso do INAPAF será realizada nos dia 8 e 9 de junho e o tema será Casos Especiais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário