terça-feira, 4 de setembro de 2012

4º CONGRESSO REGIONAL SUL II DA PASTORAL FAMILIAR

Foi realizado nos dias 1º e 2 de setembro na Casa de Formação Divino Mestre em Francisco Beltrão o 4º Congresso Regional Sul II da Pastoral Familiar. Este Congresso reuniu as dioceses do Estado do Paraná e a diocese de São José dos Pinhais esteve representada pelo Assessor Eclesiástico, Dc. Lourival,   por 5 casais da Comissão Diocesana e um casal da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Araucária. O mesmo tema do Encontro Mundial das Famílias em Milão foi objeto do Congresso Regional: a familia, o trabalho e a festa. No dia 1º foram expostos 3 temas principais:
Casais participantes do Congresso
ouvem a apresentação do tema
a família, o trabalho e a festa
- a família, o trabalho e a festa - com pistas do encontro mundial com o Papa abordado pelo Pe. Rafael Solano Duran que apresentou a família como um espaço celebrativo. Foi reafirmado a dimensão teológica e de ser igreja da família;
- a família e a iniciação cristã - abordada por Dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas e Francisco Beltrão que falou sobre a necessidade de recomeçar o trabalho com a iniciação cristã a partir da pessoa de Jesus Cristo. Afirmou que na igreja não se muda os valores, mas os métodos utilizados. Colocou a figura dos primeiros cristãos como modelo para a iniciação cristã, redescobrindo a alegia de ser escolhido por Deus;
- Padre Wladimir Porreca, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que a família  deve ser não só defendida mas sim promovida. A família é o lugar privilegiado das relações. Citou também a necessidade da  criação de associações familiares, que seria uma forma encontrada pela Igreja para que as famílias conseguissem lutar com mais força pelos seus direitos. "A maior riqueza que a família tem é o valor da própria família. Uma preocupação é fazer com que ela descubra que, por si só, ela é um bem para a sociedade", explicou o sacerdote.

Também foram apresentados painéis sobre a Defesa Vida com as motivações para a Semana Nacional da Vida (1 a 7 de outubro) cujo tema sera: Vida, saúde e Dignidade: direito e responsabilidade e sobre o Setor de Casos Especiais que motivou o trabalho com a acolhida aos casais em 2ª união.

No final do Congresso foi feita uma exposição sobre a importância e a necessidade do  trabalho provincial sendo concluído com uma reunião em grupos por província visando organizar cada província com um coordenador que junto com uma equipe promoveria a articulação entre as dioceses que compõe cada província e os encontros anuais da província A diocese de São José dos Pinhais pertence a província de Curitiba que engloba também a Arquidiocese de Curitba, as dioceses de Paranaguá, União da Vitória, Ponta Grossa e Guarapuava.





Padre Wladimir Porreca fala sobre a beleza de ser família

Comissão Diocesana se reune na entrada da Casa de Formação
Divino Mestre em Francisco Beltrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário