domingo, 1 de junho de 2014

4º SIMPÓSIO DA FAMÍLIA E A 6ª PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS FAMÍLIAS


No dia 24 de maio foi realizado o 4º Simpósio das Famílias, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida do Norte/SP. O tema do evento foi: Família, caminhar com a Luz de Cristo e a Sabedoria do Evangelho. A programação da manhã incluiu mesa redonda sobre a espiritualidade em família com a presença de dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR) e da poetisa brasileira, Adélia Prado que com seu testemunho da vida em família emocionou o auditório e  pela reflexão do importante papel feminino na família que deve irradiar amor a exemplo de nossa mãe, Maria. Na parte da tarde os bispos membros da Comissão Episcopal Pastoral dom Marcos Piatek, de Coari (AM) e dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, apresentaram aos participantes reflexões sobre a família, à luz da Palavra e a partir das orientações da Igreja e dos ensinamentos do papa Francisco. O bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini comentou que as famílias precisam caminhar com a luz de Cristo para enfrentar os desafios.
No domingo, dia 25 ocorreu a 6ª peregrinação nacional ao Santuário Nacional de Aparecida. Milhares de peregrinos participaram da celebração. Durante todo o dia, estima que mais de 180 mil fiéis passaram pelo Santuário Nacional, vindos de romarias da família do Brasil. Dom Petrini presidiu a missa da 6ª Peregrinação Nacional da Família e na homília falou que o evangelho da família é para todos os homens e as mulheres que querem amar e ser amados. A boa notícia da família nos anuncia que Jesus Cristo, morto e ressuscitado está presente na vida da família. O sacramento do matrimônio torna presente Jesus, nos relacionamentos entre marido e mulher, entre pais e filhos. 

A diocese de São José dos Pinhais representada pela Comissão diocesana de Pastoral Familiar esteve presente neste momento forte de promoção da vida e da família com 2 ônibus que levaram agentes de   pastoral das cidades da Lapa, Araucária, São José dos Pinhais e Pìraquara. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário